Páginas

Minhas Redes Sociais

sábado, 21 de janeiro de 2012

EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos




Olá Pessoal,


Em novembro de 2011 (de 04 a 06), aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) o  EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos. O evento coordenado pela Drª. Maria Tereza de Asunção Freitas e realizado pela equipe de pesquisa do grupo LIC - Linguagem, Interação e Conhecimento, foi um divisor de águas na questão dos estudos de abordagem histórico-cultural, abrangendo o pensamento de Mikhail Bakhtin, na educação.
O EEBA teve como tema central A responsividade Bakhtiniana que se desdobrou nos seguintes subtemas: Educação como Resposta Responsável, O Contemplador: vivências estéticas e responsividade e Política como Ação Responsiva.
Além das rodas de conversa, ponto alto do evento, aconteceram palestras, mesas redondas e a publicação do livro A Responsividade Bakhtiniana: na Educação, na Estética e na política que pode ser conferido no link abaixo:

A Responsividade Bakhtiniana: na Educação, na Estética e na política: http://eebaeducacao.blogspot.com/   

Veja também minha publicação em conjunto com a Dr. Adriana Rocha Bruno: 
O EU, O OUTRO E O NÓS EM FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA: Argumentações bakhtinianas acerca das múltiplas vozes na formação humana

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cursos on-line grátis são oportunidade para investir na carreira



Caro Leitor,

Não tenho habito de publicar matérias alheias em meu blog. Todavia esta aqui vale à pena divulgar por ser um serviço de utilidade pública para todos os leitores deste site.
A mátéria foi publicada no jornal Valor Econômico do dia 10 de janeiro de 2012, por Letícia Arcoverde e se intitula: Cursos on-line grátis são oportunidade para investir na carreira.


------------------------------------


 

Cursos on-line grátis são oportunidade para


investir na carreira


Por Letícia Arcoverde | Valor
SÃO PAULO - Início de ano costuma ser o momento ideal para refletir sobre a carreira e pensar em como avançar profissionalmente. Se o primeiro passo geralmente é apostar nas resoluções e criar metas para si mesmo, o próximo costuma ser arranjar os meios de alcançá-las. Mas e quando os objetivos não cabem no bolso?
A resposta pode estar on-line, disponível para download ou streaming, e inteiramente grátis. Diversas instituições de ensino renomadas oferecem cursos e aulas abertas que podem ser a oportunidade ideal para quem quer investir na carreira por conta própria – é só ter conexão com a internet e, é claro, um pouco de disciplina. O Valor reuniu algumas opções:
No Brasil:
  • FGV Online: A Fundação Getulio Vargas oferece cursos pela internet com carga horária entre 5 e 30 horas sobre finanças pessoais, empreendedorismo, direito e sustentabilidade.
  • Unicamp: A Universidade Estadual de Campinas disponibiliza todo o material de algumas disciplinas no portal Opencourseware. O centro de computação da instituição também oferece minicursos relacionados à tecnologia da informação. 
  • BMF&Bovespa: A bolsa de valores de São Paulo possui cursos on-line sobre finanças pessoais e mercado de ações.
  • Sebrae: A instituição de apoio aos pequenos negócios oferece cursos a distância voltados a empreendedores individuais e micro e pequenos empresários.
  • Receita Federal: Com a intenção de esclarecer dúvidas comuns a empresários, a Receita Federal disponibiliza cursos sobre o funcionamento do CNPJ, Simples Nacional e Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação.
No mundo (sites e aulas em inglês):
  • Harvard: Por meio da iniciativa Open Learning, uma das universidades mais conceituadas do mundo oferece algumas disciplinas inteiras em vídeo.
  • Berkeley: O campus virtual da Universidade da Califórnia tem vídeos e áudios de disciplinas de 20 departamentos disponíveis para streaming ou download, gravadas ao longo dos últimos seis anos. 
  • Yale: A universidade disponibiliza vídeos de disciplinas introdutórias de diversos departamentos, entre eles economia, ciência política e engenharia biomédica.
  • MIT: Com um dos acervos mais completos, o Massachussetts Institute of Technology disponibiliza recursos de mais de duas mil disciplinas nesse canal, com vídeos das aulas, notas e material didático. As áreas variam entre as mais esperadas quando se pensa no instituto, como tecnologia, engenharia e computação e cursos da área de humanas, como antropologia, artes e estudos de gênero.
  • Stanford: Com uma conta no iTunes, é possível baixar vídeo e áudio de várias aulas de Stanford.
  • UCLA: O campus de Los Angeles da Universidade da Califórnia  possui um canal no YouTube em que disponibiliza aulas de diversos temas.
  • NYU: A Universidade de Nova York começou em 2009 um programa piloto de educação aberta e hoje disponibiliza material para seis disciplinas, além de um ambiente on-line onde os alunos ao redor do mundo podem discutir os assuntos das aulas.
  • Google Code University:  O Google oferece tutoriais e aulas gratuitas de universidades de várias partes do mundo sobre linguagens de programação como Java e HTML5.
Saiba onde procurar mais:
  • iTunes U:  A iTunes Store,  loja da Apple recém-chegada ao Brasil mais conhecida por disponibilizar downloads de músicas e filmes, possui um braço acadêmico. Nele, cerca de 400 universidades disponibilizam material de graça (Stanford, Yale e Berkeley são alguns exemplos). Para ter acesso aos vídeos e áudios no computador, iPad ou iPhone é preciso ter cadastro na loja e baixar o aplicativo.
  • Academic Earth: Site que reúne palestras e aulas disponibilizadas por universidades ao redor do globo. Possui ranking das mais assistidas e mais votadas pelos usuários.
  • Open Culture: Portal que reúne oportunidades de cursos por área profissional e também de idiomas. 
  • Opencourseware Consortium: Comunidade que reúne centenas de universidades e instituições de ensino do mundo todo comprometidas com a disseminação do conhecimento, incluindo a maioria das citadas aqui. No site, é possível buscar cursos por país, tema, língua e instituição de ensino.
(Letícia Arcoverde | Valor)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ano Novo, Novas ações!




Olá Pessoal,

Ano novo é sempre o momento de grandes projetos a serem realizados nos anos vindouros. São as dietas que tem de ter resultados na balança, a casa nova que ainda não se comprou, o carro zero quilômetro que tanto ansiamos, aquela viagem que estamos programando por longos dias da vida.....
O certo é que toda virada de ano nos reprogramamos para inovar e reinventar nosso existência e estilo de vida.
Penso que esta reflexão/ação perpassa todos os seres humanos, sejam eles de classes menos favorecidas ou não. A passagem de um ano a outro, há milênios, é um ritual de passagem do velho para o novo, dos projetos e sonhos que foram realizados para projetos e sonhos a serem inventados, criados, consolidados.
Acompanhando este impulso à novidade que venho propor novas possibilidades dialógicas para o ano vindouro em nosso Blog de Filosofia da Educação. 
Apresentando um novo layout, mais leve e dinâmico e trazendo novidades como as páginas Publicações, Café Filosófico Online, TV Filosofia, E-Books e Dialógicas para o blog,  pretendo ampliar, ainda mais, este espaço de discussão e debate sobre a Filosofia, a Educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação.
Espero que gostem, participem e critiquem este novíssimo espaço dialógico.

Bem vindos a todos para o Novo Ano  do Blog Filosofia da Educação e que possamos tornar este espaço virtual um ambiente de aprendizagem interativo!