Re: Fórum de ambientação da disiciplina
Por: Octavio Silvério de Souza Vieira Neto - Tuesday, 15 March 2011, 15:39H
Olá pessoal,
É muito bom tê-los aqui nete espaço de reflexão. Sejam bem vindos!
A partir do que vocês já apontaram sobre suas compreensões do seja a Filosofia e a Filosofia da Educação, podemos dizer que são várias as explicações do que seja a Filosofia.
Em seu livro "O que é Filosofia", Caio Prado Junior nos apontará que infinitos são os caminhos e possibilidades explicativas do que seja a Filosofia em função das explicações serem "consideradas em perspectivas [individuais] de tal modo apartadas uma das outras que não se combinam e entrosam entre si, tornando-se impossível contrastá-las" (p.05), situação esta plenamente justificável pelas infindáveis possibilidades de interpretação do homem e da realidade que o circunda.
Esta afirmação fica evidente quando perguntarmos a vários tipos de pessoas (os educandos do curos de Pedagogia, o poeta, o filósofo, o teólogo, o médico, o cientista, o artista, entre outros) o que entendem por filosofia teríamos variadas respostas sobre o tema que nos levariam entender que a experiência cotidiana e o entendimento do uso deste conhecimento por cada uma destas pessoas faz com que ela conceitue a Filosofia a partir de seu modo de interpretar, acreditar e valorizar a realidade à sua volta.
Neste sentido, é que para Caio Prado Junior afirma que a Filosofia seria "uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores. (...) não [cabendo] à Filosofia 'resolver', e sim unicamente sugerir questões e propor problemas, fazer perguntas cujas respostas não têm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular a reflexão, aguçar a curiosidade"
Mas então não teríamos uma explicação do que seja a Filosofia? Qual a utilidade da Filosofia para o conhecimento, para a vida, para a educação?
Entendido desta maneira poderíamos dizer que é evidente que podemos chegar a uma conceituação do que seja Filosofia e de sua utilidade em nossa vida.
Para isto vamos pesquisar mais um pouco e discutir estas questões:
No Meu blog tem um texto que poderá ampliar, um pouco mais, nossa discussão:
Vejam também como Paulo Ghiraldelli Jr. conceitua a Filosofia, no vídeo abaixo:
Arriscaria-me a dizer que a Filosofia ousa extrapolar os limites estabelecidos pelas palavras, no que diz respeito aos seus sentidos e significados estabelecidos. Pode ser uma maneira de estar ou se ausentar no mundo. Assim tem um carater de revolta e inquietação, diferentemente da aparência contemplativa e apática que pode sugerir. Assim sendo, para mim, penso na sua relevância para a sociedade como pensavam Marx, Camus e Sartre. Parabens pela iniciativa!
ResponderExcluirMario Miranda
sociologo
http://lattes.cnpq.br/6149797305054530